PROCESSO PRODUTIVO

A reinvenção da roda acontece todos os dias na ITAL. Isso porque nosso processo de produção é criterioso e trata cada peça com um rigoroso controle de qualidade, com total maestria nos detalhes. É assim há mais de 40 anos e seguirá sendo na trajetória que a empresa empreende em direção ao futuro.

Vamos entender as etapas desse processo:

O MATERIAL

O MATERIAL

Tudo começa na preparação da liga especial que é feita através da fusão do alumínio primário de alta pureza (99,95 %) e outros elementos de liga tal como o Silício e o Magnésio, que irão garantir a resistência, durabilidade e propriedades mecânicas das rodas.

BAIXA PRESSÃO, ALTA QUALIDADE

BAIXA PRESSÃO, ALTA QUALIDADE

Na sequência, a liga é levada a um sistema de máquinas injetoras de alumínio que trabalham sob pressão de aproximadamente 1,0 kgf/cm2 (a chamada fundição a baixa pressão) onde ocorre a injeção do metal em um molde especial de aço que têm a forma quase definitiva da roda.

TUDO SOB CONTROLE

TUDO SOB CONTROLE

Finalizada a etapa de injeção, as rodas passam por um controle Raio X de alta definição garantindo que o produto esteja totalmente isento de porosidades e falhas de preenchimento de material.

TRATAMENTO TÉRMICO

TRATAMENTO TÉRMICO

O próximo passo é o tratamento térmico em forno especial contínuo, que permite obter um nível de resistência ainda maior nas rodas, conferindo ainda mais qualidade e segurança ao produto.

USINAGEM

USINAGEM

Depois, as peças partem para a usinagem em células robotizadas compostas por tornos e furadeiras CNC de alta tecnologia, em que é retirado todo material de excesso proveniente da fundição. Graças a isso, obtemos uma roda com precisões dimensionais da ordem de milésimos de milímetros, conferindo uma perfeição geométrica que permitirá uma rodagem muito mais macia, com menor desgaste do veículo, menor desgaste dos pneus, menor desgaste da suspensão e maior economia de combustível.

ACABAMENTO SUPERIOR

ACABAMENTO SUPERIOR

Finalmente, as rodas passam por um processo inovador de acabamento que confere aparência de alto padrão, realçando todo o brilho do alumínio.

QUALIDADE IATF

QUALIDADE IATF

Vale dizer que em todas as fases da produção, a ITAL conta com um sistema da qualidade extremamente rigoroso sendo que todo o processo de produção é exaustivamente controlado e monitorado com base nas normas de qualidade IATF com diversos testes realizados em todas as fases da produção.

© 2020 por AQR1